Desvalorização da Beleza Africana
![]() |
A beleza negra por muito tempo não foi valorizada, tanto mulheres como homens eram descriminados devido ao seu tom racial.
Voltando um bocado no tempo, havia uma separação de acordo a todos os padrões da vida em sociedade, incluindo assim a desvalorização de pessoas de raça negra. As mulheres individualmente, na sua maioria eram exploradas sexualmente, sendo assim tratadas abaixo de cão. Vistas como um mero símbolo sexual que nunca havia de ser reconhecido ou ter tanta relevância para a sociedade.
Para que a população negra tenha referências positivas sobre sua história e queira a ela pertencer, o que é interpretado por determinados grupos sociais como “discriminação” significa, na realidade, afirmação a cultura negra, a atribuição de outro lugar social, a sua transformação em mais um espelho para humanidade (a sua redescoberta), e não seu fechamento em si numa auto-valorização egoísta e xenófoba das outras culturais.
Criar políticas públicas e ações sociais que levaram o reconhecimento positivo da negritude, retirando os negros do mundo da desqualificação e desconsideração social, transformando os silêncios em discursos e vozes passam a ocupar e a posicionar-se no espaço público, foi um trabalho necessário para que hoje em dia não nos deparemos com casos que marcaram o nosso passado.
Deste modo a beleza africana passou a ser reconhecida e as mulheres por sua vez adoptaram os hábitos e costumes europeus, como o Cabelo liso, a maquiagem, as joias e outros extras que servem para uma avaliação exterior. Com o passar do tempo tivemos no concurso de misses uma miss negra que chegou a ganhar o "miss universo de 2012", orgulhando-nos assim das nossas raízes e ajudando na valorização da nossa negritude.
Hoje já vemos as negras nas páginas de beleza de várias redes sociais tendo uma aceitação e recepção incrível. Temos que ter em mente de que somos pessoas e somos uma raça como qualquer outra, antes de que querer alguma aceitação ou aprovação do mundo, nós mesmo devemos aceitar-nos!